Conceito
O Sistema de Franquias RBL foi estruturado para o ramo moveleiro que possui particularidades que devem ser consideradas, para que possa proporcionar às partes envolvidas (franqueador e franqueados) condições favoráveis de rentabilidade. E a probabilidade de contínuo crescimento aos integrantes da Rede.
O Franchising RBL trabalha com uma estratégia de Marketing integrando e-commerce e PDVs . O composto comercial e mercadológico hoje composto por E-commerce (Site Próprio, Casas Bahia, Extra , Ponto Frio, Americanas, Submarino, Shoptime, Walmart, Mercado livre) Que tem uma linha de produtos distinta das Lojas físicas para não conflitar.
PERFIL DA EMPRESA
A RBL, é uma empresa especializada em Quartos! Cabeceiras recamiers, Poltronas, Pufs, Almofadas etc, temos produtos de R$ 40,00 a R$ 5000,00.
Para diferenciar E-commerce de Lojas físicas temos produtos distintos para cada operação.
FRANQUIA
São unidades comerciais com metragem mínima de 40m², que tem como finalidade a venda exclusivamente no varejo de Móveis, Decoração e Acessórios Diversos, com qualidade e autenticidade comprovada dos Produtos, identificados exclusivamente pela Marca RBL.
Faz parte da orientação da Marca um atendimento diferenciado ao Cliente, pela Equipe de Vendas, assessoria técnica (quando necessário), bem como a entrega e montagem dos respectivos Produtos nos domicílios dos respectivos compradores, através de profissionais capacitados, uniformizados e preparados para esse fim.
A Franquia da Marca deve obedecer os padrões estipulados conforme os seguintes critérios:
1 - Identificação da Loja exclusivamente pela Marca RBL em sua fachada.
2 - Instalação da Loja segundo Projeto Arquitetônico e Decorativo fornecido pelo Franqueador;
3 - Layout da Loja segundo definido pelo Departamento de Marketing da Marca;
4 - Procedimentos de Gestão, Técnicos e de Operação da Loja dentro dos padrões estabelecidos pelo Franqueador, conforme definido
através do Contrato de Franquia e Manuais inerentes ao Sistema;
5 - Comercialização exclusiva do Mix de Produtos fornecidos, autorizados e/ou indicados pelo Sistema;
6 - Participação da comunicação sistêmica da Rede, através de campanhas institucionais (publicidade), por meio de uma conta cooperada instituída para esse fim;
Essa modalidade de canal de distribuição dos Produtos da Marca é prevista para praças que não apresentem capacidade de demanda. Salvo algumas peculiaridades econômicas, cidade com população acima de 100 mil Habitantes.
Importante!
É fundamental que o candidato à Franquia possua real afinidade com a proposta da Marca, disponibilidade de tempo integral para se dedicar ao negócio, além de disposição para realizar eventuais viagens ao domicílio do Franqueador e/ou outras localidades indicadas por este para participar de eventos promovidos pelo Sistema.
Assumir riscos faz parte do empreendimento, portanto, é preciso ter capacidade de conviver com estes, administrá-los e sobreviver aos mesmos, como também é necessário ser criativo, realizador, empreendedor e com elevada capacidade de liderança de equipes em busca de resultados comerciais expressivos, estar aberto a novas ideias e praticar métodos orientados pelo Franqueador, como também disposição para trabalhar 12 a 15 hs por dia, durante 6 dias por semana.
Não é obrigatório que o Candidato possua experiência no ramo, porém é desejável que o mesmo tenha experiência profissional a nível gerencial, seja através de atividade própria ou vínculo empregatício. O Candidato deve possuir uma empresa constituída ou constituir uma, com a finalidade específica de assumir a operação da Franquia, conforme constituição social orientada pelo Franqueador, como também capacidade financeira para a instalação da loja franqueada e capital de giro suficiente para a maturação do negócio.
DEPOIS DE APROVADO, O CANDIDATO A FRANQUIA DA MARCA TERÁ TODO APOIO DO FRANQUEADOR, CONSIDERANDO AS NECESSIDADES PRÉ E PÓS-ABERTURA DA FRANQUIA, OBSERVANDO O SEGUINTE ROTEIRO:• PRÉ-ABERTURA:
- Fornecimento de cronograma de instalação da Franquia, bem como informações sobre o padrão de apresentação da Marca em observação ao conceito definido para o negócio;
- Orientação sobre a constituição da empresa que irá assumir os negócios da Franquia;
- Treinamento Inicial, abordando todos os aspectos relativos às atividades técnicas, gestão e operação do negócio;
- Planejamento juntamente com o Franqueado sobre a implantação da Franquia, analisando o nicho de mercado, características da praça, forma de abordagem, estratégias comerciais, marketing e comunicação;
- Fornecimento de materiais de trabalho diversos.
- Orientação para montagem do ambiente de exposição dos Produtos no Show Room da Franquia.
• PÓS-ABERTURA DA FRANQUIA
- Suprimento de Produtos conforme pedidos do Franqueado, assegurando um processo natural e contínuo no desenvolvimento das atividades comerciais da Franquia;
- Disponibilização e manutenção do Software exclusivo da Marca, ajustes e atualizações conforme as necessidades da Rede;
- Análise do comportamento comercial da Franquia e orientação sobre eventuais correções, ajustes operacionais e estratégias de negócio;
- Acompanhamento dos negócios da Franquia, as operações e atividades comerciais do Franqueado;
- Reforços de Treinamento e Desenvolvimento permanente do Franqueado e sua equipe funcional;
- Análise de mercado e planejamento permanente de marketing para a Rede; - Pesquisa e desenvolvimento de produtos, conforme tendências de mercado no âmbito nacional e internacional.
AS NEGOCIAÇÕES ENTRE FRANQUEADOR E CANDIDATOS A FRANQUIA OCORRE CONFORME ROTEIRO A SEGUIR:• PRIMEIRA FASE:
- Candidato entra em contato com o Franqueador;
- Franqueador analisa o grau de interesse do Candidato;
• SEGUNDA FASE:
- Franqueador encaminha Ficha de Pré-Qualificação para ser preenchida e devolvida;
- Ficha de Pré-Qualificação é analisada e se aprovada o Candidato é convocado a uma reunião na Sede do Franqueador;
- A pauta da reunião é entrevista pessoal, fornecimento da Circular de Oferta de Franquia e minutas do Pré-Contrato e Contrato de Franquia, fichas cadastrais e visita as estruturas do Franqueador e unidade-piloto;
• TERCEIRA FASE:
- Observação do prazo mínimo legal para o Candidato analisar e esclarecer quaisquer dúvidas relativas à documentação técnica e legal do Sistema;
- Franqueador e Candidato continuam interessados em evoluir no processo de abertura da Franquia:
SIM
- Formalização da intenção através da assinatura do Pré-Contrato de Franquia;
- Fornecimento pelo Franqueador do Cronograma Pré-Abertura da Franquia;
- Início dos Treinamentos que integram o conteúdo de informações iniciais;
NÃO
- Interrupção do processo de negociação;
- Devolução por parte do Candidato dos documentos e materiais fornecidos até o presente momento pelo Franqueador;
• QUARTA FASE:
- Franqueador executa assessoria generalizada no processo pré-abertura de Franquia;
- Franqueador promove os treinamentos complementares relativos ao conteúdo programático do treinamento inicial e pré-abertura da Franquia, destinado ao Candidato e sua Equipe Funcional;
• QUINTA FASE:
- Cumpridas todas as obrigações bilaterais no processo pré-abertura da Franquia;
- Assinatura do Contrato de Franquia com a empresa constituída pelo Franqueado para assumir a concessão da Marca;
- Evento de inauguração da Franquia promovida pelo Franqueado conforme orientação do Franqueador;
- Planejamento inicial das operações previstas nas atividades inerentes ao negócio
Venha crescer com a gente !
Informações:
contato@painelrbl.com.br